sexta-feira, 1 de abril de 2011

Trufas!!!!! História e Receita

Caixa de Mini Trufas com 9 unidades















Um pouquinnho de História...
Muitas pessoas são apaixonadas pelas trufas de chocolate, mas a maioria nem imagina como elas surgiram e porque esse nome.
A verdadeira trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. As trufas são silvestres e até hoje não se descobriu uma forma de cultivá-las.
As trufas de chocolate que conhecemos, e que são produzidas artesanalmente, recebeu este nome em analogia a esta iguaria nobre e de sabor refinado.Sua origem é atribuída a um erro do chef patissier da corte austríaca, no fim do século XIX. Preparando uma das sobremesas para o banquete em honra de um príncipe russo, uma falha fez com que ele inventasse a trufa de chocolate. Ante o enorme sucesso das trufas entre os ilustres convidados, o chef patissier tentou, por vários dias, repetir o erro, até conseguir refazer aquelas jóias de chocolate. (Que erro maravilhoso heim?!?!?!...rs).
Hoje já possuímos uma grande variedade de sabores, e fica divina quando acrescentamos amêndoas, nozes, cerejas e etc.Além disso, é a base para outros recheios utilizados na culinária. 



Receita:
500 g de chocolate meio amargo
200 g de chocolate ao leite
1 caixinha de creme de leite
1 colher (Sopa) rasa de manteiga
1colher (Sopa) de mel
1 colher de licor ou conhaque (Opcional)
50 g de chocolate em pó ou cacau em pó para decorar. (Eu acho melhor o cacau em pó, porq não tem açúcar e fica mais amargo) 
Chocolate para banhar

Derreter o chocolate meio amargo e ao leite juntos, acrescentar o creme de leite, mel, manteiga e licor até ficar homogêneo.
Leve à geladeira até ficar firma (Aproximadamente 12 horas)
Modele com as mãos, banhe no chocolate derretido e passe no cacau em pó. Uma opção é passar no açúcar impalpável. Também fica ótimo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário